Liniker- 53
A ressignificação da educação, através da informática. Para o psicoterapeuta Flávio Gikovate existe uma relação entre indisciplina e aulas monótonas e desinteressantes. Refletindo sobre esta colocação de Flávio, descobri que o foco de interesse de meus alunos (turma com problemas de indisciplina) era o laboratório de informática. Então, comecei a elaborar algumas aulas para serem desenvolvidas no laboratório, e o resultado foi surpreendente, parecia que não eram os mesmos alunos. As brigas em sala de aula deram lugar, ao companheirismo. Pois aqueles alunos que já tinham alguma familiaridade com o computador, acabavam auxiliando aqueles que não sabiam manuseá-lo.
Abaixo segue uma das atividades desenvolvidas. Atividade A partir da leitura do texto “Vencedores e Perdedores”, criar uma charge. Desenvolvimento: · O programa utilizado foi o “ BrOffice Impress” do Linux. · Os alunos leram o texto sugerido. · Buscaram uma imagem na internet. · Aprenderam a utilizar os balões neste programa ( já havia sido trabalhado os recursos das Histórias em Quadrinhos). · Criaram as charges. Texto Vencedores e Perdedores Um vencedor é sempre parte da resposta Um perdedor é sempre parte do problema Um vencedor tem sempre um programa Um perdedor tem sempre uma desculpa Um vencedor diz: deixe-me ajudá-lo Um perdedor diz: não é minha obrigação Um vencedor enxerga uma resposta para cada problema Um perdedor enxerga um problema para cada resposta Um vencedor diz: Pode ser difícil, mas é possível . Um perdedor diz: Pode ser possível, mas é muito difícil.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário