Este é um espaço para trocarmos ideias a respeito de como "deletar", ou amenizar alguns "vírus", como, desmotivação, indisciplina, desinteresse, baixa autoestima, e outros que infectam nossas salas de aulas.

sábado, 27 de novembro de 2010


Liniker- 53


A ressignificação da educação, através da informática.
Para o  psicoterapeuta Flávio Gikovate existe uma relação entre indisciplina e aulas monótonas e desinteressantes. Refletindo sobre esta colocação de Flávio, descobri que o foco de interesse de meus alunos  (turma com problemas de indisciplina) era o laboratório de informática.
Então, comecei a elaborar algumas aulas para serem desenvolvidas no laboratório, e o resultado foi surpreendente, parecia que não eram os mesmos alunos. As brigas em sala de aula deram lugar, ao companheirismo. Pois aqueles alunos que já tinham alguma familiaridade com o computador, acabavam auxiliando aqueles que não sabiam manuseá-lo.
Abaixo segue uma das atividades desenvolvidas.
Atividade
A partir da leitura do texto “Vencedores e Perdedores”, criar uma charge.
Desenvolvimento:
·         O programa utilizado foi o “ BrOffice Impress” do Linux.
·         Os alunos leram o texto sugerido.
·         Buscaram uma imagem na internet.
·         Aprenderam a utilizar os balões neste programa ( já havia sido trabalhado  os recursos das Histórias em Quadrinhos).
·         Criaram as charges.
Texto
                                                        Vencedores e Perdedores
Um vencedor é sempre parte da resposta
Um perdedor é sempre parte do problema
Um vencedor tem sempre um programa
Um perdedor tem sempre uma desculpa
Um vencedor  diz: deixe-me ajudá-lo
Um perdedor diz: não é minha obrigação
Um vencedor enxerga uma resposta para cada problema
Um perdedor enxerga um problema para cada resposta
Um vencedor diz: Pode ser difícil, mas é possível .
Um perdedor diz: Pode ser possível, mas é muito difícil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário